Pessoas com TEA tendem a ter dificuldades na sua interação com os colegas. O jogo é uma ferramenta muito útil, porque além de servir como instrumento para a socialização, pode trazer muita diversão.

A tecnologia de hoje por meio de tablets, celulares e games torna muitas vezes desconhecido pra muitas crianças e adolescentes os jogos de cartas e de tabuleiro. A descoberta desse universo traz novas possibilidades e fica mais fácil interagir e mais prazeroso.

Que jogo escolher?

Importante observar os interesses do seu grupo social no momento ( colegas da escola, do prédio, primos de idade próxima) podendo-se aproveitar de temas na escolha do jogo, como por exemplo, tema de princesas para as meninas menores, de Pokémon para os meninos menores.

Jogos que interessam a maioria: UNO, Cara a Cara, Pizzaria Maluca, boliche, Imagem e Ação, Detetive, jogo da vida, baralho.

Sempre respeite os interesses e as habilidades de cada um, um jogo preterido ou desinteressante ou difícil não terá funcionalidade.

Pode ajudar também

Visitar lojas de brinquedos e solicitar ao vendedor para mostrar jogos para a mesma idade/faixa etária para ter como base.

Como fazer?

Após observar os jogos, selecione aquele que a pessoa com TEA tenha gostado ou apresentado curiosidade ou um pouco de interesse. Aprenda as regras do jogo e jogue com ela, ensinando-o como jogar.

Comportamentos do jogo importantes de serem ensinados: como seguir as regras do jogo, esperar a vez de jogar, permanecer no jogo até o fim, suportar perder, estabelecer contato visual durante o jogo, observar o outro jogando e que comentários fazer dentro do contexto do jogo. 


Flavia Baião é Mestre em Análise do Comportamento (ABA) pela PUC de São Paulo, Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP, e Psicóloga do Núcleo de Terapia Comportamental - NuTeC (nutec.pi@gmail.com / 86 3222-4434 / Teresina-PI / https://www.facebook.com/nutecpi/ / https://www.instagram.com/nutecpi/)


Mais informações sobre a SociAutism em fb.com/sociautism ou instagram.com/sociautism