Esse guia foi desenvolvido pela Sociautism em parceria com psicólogos para servir de orientação na condução de treino de habilidades sociais de pessoas que possuem dificuldades na comunicação e no relacionamento com outras pessoas, como aquelas diagnosticadas com TEA – Transtorno do Espectro do Autismo. Tais pessoas possuem como uma das características principais, a dificuldade na interação social.

Ele foi elaborado na intenção de auxiliar psicólogos que atendem esse público, assim como para dar um bom suporte para pais de pessoas com TEA, para seus familiares, professores e demais terapeutas.

O guia consiste em instruções para serem dadas juntamente com uma coleção de ilustrações que facilitam o seu entendimento para a execução de vários comportamentos exigidos numa interação em etapas. O treino desses comportamentos em etapas e de forma contínua possibilita um aperfeiçoamento dessas habilidades sociais e, consequentemente, uma melhora nas suas interações sociais.

Acredita-se que ele pode contribuir para qualquer grau de autismo, a diferença será no tempo necessário para a aprendizagem de cada habilidade: quanto maior a dificuldade, mais tempo durará o treino daquela habilidade. Importante destacar que o alcance de algumas tarefas já fará uma grande diferença na vida dessas pessoas, melhorando sua interação social e, portanto, sua qualidade de vida.



Links relacionados ao Guia sobre Habilidades Sociais da SociAuitsm

Transtorno do Espectro do Autismo – TEA

O que são Habilidades Sociais – HS

Pessoas com TEA e HS

As HS são aprendidas

Reforçamento como procedimento de ensino

A Extinção e o DRO

Porque é tão difícil responder ao próprio nome

Instruções Gerais do Guia


Uma versão online do guia, com suporte tecnológico para registro e controle da evolução das habilidades sociais das pessoas treinadas, pode ser encontrada no endereço www.sociautism.com. Além disso, recomenda-se acessar o blog desse mesmo site, a fim de receber informações sobre as novidades da área, bem como atualizações desse guia com novos cenários de treinos a serem realizados.


Flavia Baião é Mestre em Análise do Comportamento (ABA) pela PUC de São Paulo, Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP, e Psicóloga do Núcleo de Terapia Comportamental - NuTeC (nutec.pi@gmail.com / 86 3222-4434 / Teresina-PI / https://www.facebook.com/nutecpi/ / https://www.instagram.com/nutecpi/)


Mais informações sobre a SociAutism em http://www.fb.com/sociautism ou http://www.instagram.com/sociautism